A Grafia

O universo musical é capaz de colocar o artista em situações tão... incomuns que o inusitado pode ocorrer nos processos mais burocráticos, aqueles que envolvem dados cadastrais (nomes, números...) visando a organização de documentos e a garantia dos direitos autorais.

Num belo dia... fui eu registrar duas músicas no orgão competente, chegando lá preenchi a ficha que solicita várias informações do autor, além do título da obra e seu respectivo gênero. No ato do registro, uma cópia da letra e outra da partitura devem ser anexadas ao formulário devidamente preenchido. Feito isso, o pedido já está requerido. Aguardo alguns minutos, até ser chamado pelo(a) funcionário(a) da repartição - responsável pela digitação e arquivamento de todos os dados fornecidos - que me entrega os certificados de propriedade intelectual.

Ao fazer a conferência dos papéis dou de cara com um erro que considero gritante: a forma como foi grafado o estilo da composição. Em vez de rap/hip hop digitou-se hap/hip-hop, em vez de bossa nova/rap digitou-se bossa-nova/hap. Até onde eu sei, a palavra rap (oriunda do inglês, que significa bater [verbo] ou batida [abordagem policial, substantivo]) se escreve com R e não com H. Tem mais: os termos bossa nova e hip hop não precisam de traço (-). Para a minha surpresa, ao apontar tal erro à pessoa, esta me falou que a letra era realmente H e não R e que ela só redige dessa maneira.

Após eu insistir bastante, e fundamentar o R, quem me atendia se deu por convencido e tratou de efetuar a correção. Seria até aceitável se em vez de rap (que também pode significar rhythm and poetry) fosse digitado rep (ritmo e poesia, forma aportuguesada). Então, atenção compositor: quando requerer o certificado da sua obra, fique atento a todas as informações, se correspondem ou não àquilo que foi mencionado por você.


Seja o primeiro a comentar


Espécie: PoDu/Tipo de vegetal: musical/Frutos: rimas e batidas/Raízes: poéticas/Procedência: Nikiti City/Desde: Dois-Zero-Zero-Seis

ACESSOS!

  © 2010 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.

TOPO